quinta-feira, 7 de agosto de 2008

No Clima do Vestibular

Olás!
Posso demorar a postar, mas certamente não vou parar de novo =P
Como a maioria deve saber, esse é meu ano de vestibular. A rotina agora é colégio de manhã e cursinho de tarde, pra chegar em casa e estudar a noite. É cansativo, mas não deixa de ser bom.

Voltei a acreditar não só em passar, como também ganhei certezas quanto a mudança de curso e... bem, voltei a acreditar em Aprender, afinal de contas.
O colégio me saturou, é fato. Uma instituição militar às margens de cair no esquecimento, com uma pedagogia longe do mundo real e a didática se afastando cada vez mais do ideal. Conto lá alguns professores excelentes mas, para cada um deles, 2 ou 3 que simplesmente não deveriam ter saído da faculdade, fato. Sabem o que é ficar 4h por dia num local e desses, aproveitar, quando muito, de 20% desse tempo? O colégio tá atrapalhando, isso sim, e isso é triste.
E aí, vem o contraste. Cursinho, também 4h. Turma diversificada, embora tenha quase metade de pessoas do meu colégio... e os professores? Excelentes, em sua grande maioria.

Defino por excelente o professor empolgado, o professor interessado, que faz a sua matéria tornar-se atraente, prazerosa e, para os mais aptos ainda, divertida.
Tornar a Gramática do português interessante? A literatura de ensino médio interessante? Aqueles preceitos básicos de mtm, fsc e qmc interessantes? Não é pra qualquer um.
E o Márlio tá se sentindo verdadeiramente bem e aprendendo lá no cursinho. Quando não se precisa fazer os exercícios, é quando nós realmente nos interessamos por fazer. Quando não se precisa estudar, é quando se estuda.
Ser humano é bicho estranho.


E para os que estavam com saudade:

Capitão Air, sobre certeza:
"Bom dia ensino.... ã..... médio."

Capitão Air, sobre preferências pessoais:
"O nome dela é Leontina, e ela prefere ser chamada de Leo. Leontina, pode vir aqui? Leontina?!"

Capitão Air, sobre o momento mais importante da formatura:
"Esse é o momento mais importante da formatura"


Deus salve a educação.
Tá precisando.



Márlio.

3 comentários:

Unknown disse...

exato...

Unknown disse...

Firmeza é o cara!
e o cursinho tambem (?)

Toca do Cléston ftw

Bruno disse...

Ano q vemo vamos todos rir mto disso tudo ainda /o/