quarta-feira, 10 de setembro de 2008

No Clima do Vestibular [2]

Olás!

Por mais que estudar o tempo e o dia todo seja desgastante, não deixa de ser interessante o cotidiano e a vivência em um pré-vestibular.
Veja bem, diferente do colégio, eles ali estão pra trabalho sério. A meta é enfiar a matéria de uma vida toda na cabeça dos alunos e basicamente rezar pra eles não fazerem muita caca na hora da prova. Ao seu redor, você realmente vê as pessoas cada dia mais centradas, mais preparadas, algumas até um tantinho paranóicas.
Mas não é só nos alunos não. Você sente isso no ar da sala, nos gestos, na voz, na maneira dos professores. Você sente que eles também ficam ansiosos, ansiosos por saber se o trabalho daquele ano dará mais ou menos frutos que o do ano anterior, se aquele aluno que ele gosta vai passar, se aquele malandro vagaba vai ficar de fora. E mais que isso, por mais que esteja nervoso (ah, a pressão...!), você não deixa de ficar contagiado.

Hoje eu tive aula de Óptica. Cara, eu vi essa matéria no primeiro ano no Barddal, no segundo no CFNP, no começo desse ano no Energia, e hoje vejo de novo no Semi-Extensivo do COC, mas pela primeira vez, realmente fixou. O mesmo ocorreu com outras coisas, quando você pára e finalmente entende algo que no passado, ou só pulou ou simplesmente não marcou. E sabe que esse pontozinho a mais pode fazer toda uma diferença.
E é isso que contagia, que balança; todos ali, muitos seus amigos, e todos com um objetivo só na frente: passar. É o momento que você corre atrás do que devia ter aprendido e, mais do que tudo, valoriza o que já aprendeu, elogia os bons professores que teve, e amaldiçoa os ruins.
Cara, quero muito me livrar desse vestibular, mas uma coisa eu não posso negar: é contagiante, sim senhor.

Inscrições UFSC e UDESC já feitas. E vocês?
Pros que ainda não se inscreveram, vai até dia 9/10 (UFSC) e 5/10 (UDESC). E o Cefet começa 19/09.


Ah. Eu acho que vou me apaixonar de novo.


2 comentários:

Unknown disse...

erro de datas, é 09/10 e 05/10 =p

Os professores do COC são O cara.
acho que isso resume qqer coisa que eu poderia falar.

Já que perguntou...: disse...

valeu, dave. datas arrumadas.